Atividades do ateliê

Teatro

–  Criação de  figurinos e adereços para espetáculos teatrais em parceria com diretores e atores.

–  Elaboração da modelagem e confecção de trajes para espetáculos teatrais.

Artes plásticas

Desenvolvimento da parte técnica e confecção dos projetos pessoais dos artistas.

TGI para estudantes de moda

Desenvolvimento da parte técnica de suas criações: modelagem, corte e costura.

É um trabalho individual, que requer  presença e participação quase constantes do estudante, que acompanha todo o processo, desde a interpretação do modelo, características do tecido, aviamentos, corte, costura e acabamento final.

Considero este trabalho desafiador, pela liberdade da mistura de materiais, pela permissão de experimentar, atribuindo um outro olhar, junto às regras rígidas da modelagem convencional, brincando com o esquadro em variados ângulos, tecidos que vão contra a natureza de outros, fazendo um harmonioso encontro entre rígidos e flexíveis. Deixar o tecido caminhar, assentar sobre o manequim em linhas geométricas ou orgânicas.

Trabalhamos primeiro a moulage com o tecido morim (ou algum tecido semelhante ao que será usado), sobre a forma tridimensional do manequim, para maior entendimento da anatomia e proporção do desenho no corpo humano.

Em seguida acrescentamos linhas complementares, determinando os detalhes de bolsos, golas, pregas, etc.

Para  que o projeto idealizado possa chegar a um resultado satisfatório a moulage é feita, refeita, passada a limpo com as devidas correções ou alterações.

Na fase final essa construção é transferida para o papel, obtendo-se uma modelagem planificada que será cortada no tecido definitivo. O processo de enfesto e corte também é acompanhado pelo estudante.

Finalmente chega o momento da costureira que executa seu trabalho com habilidade e  inteligência, fazendo com que o projeto se torne real. A prática da costura exige conhecimento de diversos maquinários, onde os estudantes passam a compreender o manuseio dos equipamentos e passam a experimentar novos acabamentos em suas roupas.

♥  Oficina de vestir bonecas  ♥

para crianças e adultos à partir de 8 anos

A idéia de fazer esta oficina surgiu de minhas brincadeiras preferidas de quando eu era criança; cuidar e fazer roupas de bonecas.

Naquela época a atividade de costurar era bastante comum, como uma tarefa doméstica. Na maioria das casas havia uma máquina de costura e dentro das gavetas e portas dos gabinetes transbordavam de surpresas brilhantes. Passava horas imersa neste mundo mágico de carretéis de linhas coloridas, agulhas de diversas espessuras, retalhos de muitas formas geométricas, tesouras, colchetes, fitas, botões forrados, pontos inventados…

Esta oficina tem como objetivo principal fazer um resgate dessa brincadeira, criando um ambiente lúdico com os equipamentos básicos de um atelier de costura, onde a criança terá a oportunidade de se aproximar deste universo, brincando.

 PROPOSTA PRÁTICA

Cada criança deverá levar uma boneca para ser vestida.  As roupas da boneca serão feitas pela criança que usando a intuição e a imaginação experimentará, de maneira lúdica os materiais, formas e proporção. A construção da roupa será de forma orgânica e livre.

A atividade será toda manual, onde a criança terá conhecimento do manuseio das ferramentas básicas de um atelier de costura; tesouras, agulhas, tecidos, aviamentos, máquinas de costura, etc.

O que iremos fazer durante o processo da oficina

 – No primeiro encontro a criança receberá uma Caixa de Costura que será personalizada com colagem de tecidos e outros aviamentos. Servirá para organização dos materiais e aviamentos recebidos durante a oficina. Esta Caixa será levada para casa.

 – cortar tecidos em formas aleatórias e geométricas

– enfiar linha na agulha, fazer nó nas pontas do fio para unir tecidos com ponto-atrás, ponto corrido e chuleados

– costurar lantejoulas em x, miçangas e canutilhos

– colocar botões e colchetes de gancho e de pressão

– passar elástico e franzidos

– fazer barras

– forrar botões

– almofada para agulhas

 CRONOGRAMA

4 encontros com duração de 3hs cada

Público; crianças e adultos á partir de 8 anos

Turmas de 4 crianças

Para agendar as oficinas e maiores  informações ligue 7631 0522 – ofelialott@gmail.com

♠♣♥♦

♣ oficina livre de costura ♠

para adultos, crianças, homens e mulheres

 

A idéia surgiu observando as pessoas quando visitam o ateliê.

Algumas delas se identificam muito com este universo, demonstrando interesse de permanecer e aprender a fazer seus projetos pessoais.

Percebi o desejo das pessoas em cuidar de suas próprias roupas. A barra de uma calça que se soltou, pregar os botões que caíram, costurar uma peça que descosturou, ou um simples ajustes.

E também o desejo de cuidar das roupas de sua casa. Confeccionar um cortina, renovar a capa de uma almofada ou fazer uma toalha para a mesa.

Outras se entusiasmam em confeccionar uma saia, uma blusa, uma calça ou uma peça mais elaborada. .

 É válida para qualquer complexidade de tarefa, desde um projeto simples ou avançado, criativo ou simplesmente funcional.

Esta oficina tem como objetivo principal fazer uma aproximação com esta atividade artesanal e humana, um resgate da costura doméstica.

A pessoa terá o conhecimento e aprendizado básico das ferramentas usadas no ateliê, através do manuseio das máquinas de costura doméstica/industrial, tesouras, réguas, modelagem/moulage, passadoria, enfesto de tecidos, medidas, etc.

Encontros semanais no período a depender do projeto escolhido com duração de 3hs cada.

Turmas de 2 pessoas

Para agendar a oficina e maiores informações ligue 7631 0522

ofelialott@gmail.com

 

 

 

 

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s